Como começar os seus investimentos?
Muitas pessoas começam seus investimentos através da poupança, há quem seja contra, pois não têm o rendimento suficiente para ser considerado investimento. Mas é uma forma de começar a poupar seu dinheiro e tornar esse comportamento um hábito.
O que não são investimentos?
- Consórcios
- Seguro
- Título de capitalização
Esses produtos bancários não possuem rendimento, eles apenas cobram taxas que vão descapitalizar o seu dinheiro ao invés de fazer render.
Tenho medo de começar a investir e fazer algo errado ou de perder dinheiro
Para começar a investir, primeiro abra uma conta na corretora da sua escolha, e, antes de iniciar qualquer investimento, você vai responder um questionário para te direcionar para os investimentos que estão de acordo com o seu perfil comportamental.
Se você é uma pessoa muito conservadora, através desse questionário ele vai te direcionar só para investimentos que têm menor risco. Da mesma forma, se o seu perfil é moderado, ele vai apresentar alguns investimentos de renda variável que são mais arriscados e se for arrojado, aí sim, serão ofertados mais produtos financeiros com maior risco, porém, que podem render mais.
Passo a passo para começar a investir seu dinheiro
- Você precisa ter um motivo para começar a poupar e investir. Não adianta querer fazer o investimento se ainda não tem nenhuma meta.
- Gastar menos do que você ganha para sobrar dinheiro para fazer seu investimento.
- Abrir uma conta em um banco digital para que consiga fazer um TED para a corretora sem pagar nenhuma tarifa. Existem vários bancos digitais e você pode escolher qual banco é melhor para você.
- Abrir uma conta na corretora de valores de sua preferência, através da corretora que você faz o investimento nos produtos disponíveis.
- O primeiro investimento que recomendo é a reserva de emergência, faça num investimento que tenha segurança e alta liquidez, como o Tesouro Direto e LCI. Todo mundo está passando por essa instabilidade da pandemia e a reserva se faz ainda mais importante. A recomendação é que você reserve pelo menos seis meses do seu custo de vida em um investimento de liquidez imediata ou D+1, essa liquidez significa que se você precisar do dinheiro hoje e ela tiver vencimento D+1, você poderá resgatar o valor dentro de 2 dias. Você precisa ter metas para escolher um investimento e saber qual é o período que vai deixar o dinheiro investido.
- Comece a reserva de emergência mesmo que tenha dívida, separe um pequeno valor para a reserva e quando quitar as dívidas, pode aumentar o valor mensal para investir na reserva.
- Analisar os investimentos que a corretora já liberou para o seu perfil de investidor e fazer seu investimento com aporte inicial e ir acompanhando seu investimento.
O dinheiro não traz felicidade quando ele é só dinheiro, o que traz felicidade é o que ele pode proporcionar nas nossas vidas.
Os pilares do investimentos
O primeiro pilar para começar a investir é adquirir conhecimento sobre investimento, no site da corretora, vem a explicação de cada investimento e rendimentos. Estude!
O segundo pilar é que os investimentos das corretoras de valores são muito seguros. Muitas pessoas têm medo de fazer um investimento, mas saiba que quando você investe na corretora, você tem a segurança do fundo garantidor de crédito, que é um seguro de até R$ 250.000 por CPF, se a corretora falir você vai receber este seguro.
O terceiro pilar é a liquidez. Quanto tempo o seu dinheiro vai precisar ficar investido? Atente-se ao prazo! Se você colocar seu dinheiro em um investimento que tenha um vencimento muito distante, você não consegue tirar o dinheiro antes daquela data.
O quarto pilar é a rentabilidade. O quanto seu dinheiro vai render? Na corretora será apresentada a porcentagem do CDI, que é a taxa básica de juros.
Posso investir no meu banco tradicional mesmo?
Os bancos também têm investimentos, porém cobram taxas de administração, de resgate, aportes, tome cuidado com as taxas, além de apresentar somente os produtos financeiros do próprio banco. Por isso que a gente sempre recomenda investir através de uma corretora de valores.
Com esses passos espero que você já comece a fazer a lição de casa e comece a investir agora!
Um grande beijo,
Jéssica Andrade