A mãe e a educação financeira familiar

O primeiro post desse blog é sobre o objetivo principal deste canal que visa principalmente nortear mulheres que após o nascimento de seus filhos, perceberam que não estavam assim tão preparadas para essa nova condição e que esperam dar o seu melhor para que seus filhos tenham um futuro promissor e de muita prosperidade.

Existem vários canais de comunicação que tratam do assunto de educação dos filhos, mas quando comecei a me incomodar com a questão da educação financeira e senti a necessidade de obter informações esclarecedoras de como educar minha filha nesta área de sua vida, percebi que era um assunto bastante escasso e que apesar de existirem diversos meios de se informar sobre a educação financeira pessoal, não se fala muito sobre a educação financeira de crianças e que neste caso pode ser seu filho.

A autora do livro “Lições de Valor” Andy de Santis em seu post sobre “O papel das mães na educação financeira da família”, afirma que as características sociais ou demográficas de uma pessoa tem pouca influência na forma como ela se relaciona com o dinheiro. Fonte: http://redes.moderna.com.br/2015/05/08/maes-na-educacao-financeira/

Ou seja, não importa o público, seja criança, jovem, adulto, idoso, cada um terá uma relação com o dinheiro, e todos ao longo dos anos nos deparamos com exemplos de pessoas pouco instruídas e muito pobres, sem conhecimento de controles financeiros, mas que gerenciam muito bem suas finanças, em contrapartida, há outras pessoas que lidam com o dinheiro todos os dias, cuidam das finanças dos outros, mas não sabem como lidar com suas próprias contas.

As crianças nascem com 30% do cérebro desenvolvido e o restante será aprendido ao longo da vida, sendo que boa parte desses 70% é atribuído a nossa educação adquirida em casa e é indiscutível que o papel da mãe é fundamental para que essa educação seja efetiva e realmente positiva.

Não estou falando que existe o jeito certo ou errado, na verdade, cada um faz o que acha melhor para seus filhos, mas uma característica comum entre as pessoas que tem sucesso na área financeira, certamente é a educação que suas mães as deram, isso porque as mães tem papel muito importante na educação financeira da família, já que é ela que muitas vezes administra os recursos da casa, organizam a dispensa, listam e planejam as compras, o cardápio, sabem quando é a hora certa de comprar roupas e acessórios para os filhos, pesquisam escolas, planejam as festinhas de aniversário, ou seja, são elas que fazem muitas vezes a parte vital da casa funcionar.

Com certeza os pais também tem seu papel na educação financeira dos filhos, porém, no dia-a-dia a mãe é que se movimenta mais e os filhos estão sempre absorvendo o que observam em sua rotina e se a mãe não estiver antenada e for desorganizada em suas finanças, consumista, é muito provável que poderá passar essa mesma impressão para os filhos, de que não é tão necessário cuidar de seu dinheiro ou que a vida pode ser levada no “vai da valsa”, o que pode gerar sérias consequências para o futuro da família e dos filhos.

Hábitos financeiros saudáveis como economizar nas compras, fazendo uma lista e comprando somente o necessário, sem exageros, desperdícios ou supérfluos, economizar e guardar o dinheiro, mesmo que seja em um cofrinho, são hábitos que provavelmente serão copiados pelos filhos.

Tanto o pai, como a mãe tem papel na educação financeira dos filhos, mas aqui trataremos mais do papel da mãe nesse processo, já que estamos em um país onde 87% das famílias sem cônjuge e com filhos são chefiadas por mulheres (Censo Demográfico, 2010).

Dá para fazer muita coisa para que seu filho siga por um caminho de prosperidade financeira e aqui vai uma dica que vale ouro:

Dar o exemplo sempre

Muitos podem não concordar com essa dica, pois já ouvi muito que esse tipo de educação não funciona, mas na minha humilde opinião é o efetivo!

Não adianta nada ficar falando, “faça isso”, “faça aquilo”, se você tem um comportamento totalmente diferente do seu discurso, então quando o assunto for finanças, modere seus hábitos, seja uma pessoa organizada, que age de acordo com seu planejamento, que economiza e poupa seu dinheiro em prol de algo maior, que pensa num futuro onde o que você faz hoje pode gerar mais para o amanhã.

Comece sempre com você, seja o protagonista de sua história, conhecendo bem cada receita e despesa, o consumo consciente também faz grande diferença, pois se você o praticar, automaticamente estará evitando desperdícios de recursos naturais, tempo, dinheiro e conseguirá pagar seus compromissos em dia.

Se você adotar hábitos financeiros saudáveis e que valham a pena, nem precisará se preocupar tanto com a educação financeira do seu filho, pois ele irá ver em você o exemplo do que dá certo e do que deve fazer.

Conheça meu canal no Youtube e se inscreva!

 

beijos e sejam bem vindos!

Deixe um comentário